segunda-feira, 13 de junho de 2011

Metro BH.

O superintendente da CBTU-METRÔ BH, José Doria, foi o representante do governo federal na cerimônia de assinatura de convênio para melhorias da mobilidade urbana em Belo Horizonte. O governador Antonio Anastasia e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, presidiram a solenidade realizada nesta sexta-feira (10/06), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa. No total serão investidos R$ 157,6 milhões, sendo R$ 113,6 milhões em recursos do Estado.

Os dois primeiros convênios vão garantir a execução de obras das avenidas Pedro I, Pedro II e Carlos Luz e nas vias 210 e 710. O investimento está estimado em R$ 144 milhões e vai contar com recursos do Governo do Estado, que participará com R$ 100 milhões, e, da Prefeitura de Belo Horizonte, que realizará contrapartida orçada em R$ 44 milhões.

Com o recurso será implantada a Via 210, no percurso entre as avenidas Waldyr Soeiro Emrich, Úrsula Paulino e Tereza Cristina, criando uma ligação alternativa entre as regiões Oeste, Barreiro, Norte e Centro. Parte das obras da Via 710, também constam do escopo do convênio. O trecho liga a avenida Cristiano Machado, próximo ao Minas Shopping, à avenida José Cândido da Silveira e Avenida dos Andradas.


Também foram destinados investimentos de R$ 3,6 milhões para a elaboração de estudos técnicos e de viabilidade econômica e serviços preliminares de otimização do sistema de drenagem das bacias do Ribeirão do Onça, do Ribeirão Pampulha e do Córrego Cachoeirinha, com objetivo de minimizar os impactos das enchentes nestas bacias.
Complexo Viário
O governador e o prefeito assinaram, ainda, termo aditivo para as obras do complexo viário entre as avenidas Abrahão Caram e Antônio Carlos, que inclui a construção de um viaduto. Com o Termo Aditivo serão destinados mais R$ 10 milhões ao projeto. As obras fazem parte do Planejamento Estratégico para realização da Copa do Mundo de 2014 e visam facilitar o acesso ao Mineirão e ao Campus da UFMG.

3 comentários:

  1. Há muito o que melhorar no metrô de BH. Quem o utiliza no dia a dia sabe. Há pessoas que às vezes têm que esperar por outros vagões porque não há como entrar nos carros lotados. A impressão que se tem é que o metrô, em certos horários, circula sempre com a capacidade máxima. Estes recursos serão suficientes para sanar este problema? Só o tempo dirá. E olha que estamos a apenas 2 anos da Copa. Caos à vista!

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  3. O metrô de Belo Horizonte precisa mesmo de melhorias. Pra começar há poucas estações de metrô, inclusive em bairros movimentados e frequentados por todos em Belo Horizonte. Com mais estações conseguiriamos talvez aliviar o trânsito de veículos em várias regiões da nossa cidade, incluindo até toda nossa região metropolitana. Parabéns pelo Blog, ficou show.

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