terça-feira, 21 de junho de 2011

Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana e Rede 10 buscam parceria


BELO HORIZONTE (03/05/11) - A Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana e a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte reuniram-se, nesta terça-feira, (3) com a equipe técnica da Rede 10 - Rede de Governança Corporativa, composta pelos municípios de Betim, Brumadinho, Contagem, Ibirité, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano, que como objetivo discutir os problemas comuns e buscar soluções a curto prazo para a RMBH. Na reunião o diretor-geral da Agência Metropolitana, Camillo Fraga Reis, apresentou as metas da Agência para 2011, baseadas em três pilares de atuação: regulação do solo metropolitano, resíduos sólidos e mobilidade.
De acordo com Camillo, o objetivo do Governo de Minas é que a Secretaria e a Agência atuem nessas três áreas e consiga entregar produtos bem acabados e de acordo com as demandas dos municípios da RMBH. Na área de resíduos sólidos, o objetivo é que a destinação adequada chegue a 100% dos municípios da região. “Atualmente, menos de dois terços dispõem seus resíduos de maneira adequada na RMBH”, afirmou.
Uma das ações nessa área foi a criação do Procedimento de Manifestação de Interesse - PMI de resíduos sólidos, um projeto de gestão compartilhada dos resíduos sólidos urbanos entre municípios, Estado e iniciativa privada que busca mensurar o interesse dos municípios mineiros em aderir ao projeto e sua atratividade frente às empresas privadas, bem como receber estudos, dados técnicos e quaisquer outros levantamentos que possam contribuir com sua formatação. O PMI teve a participação de 150 municípios de Minas, sendo 40 dos 48 integrantes da RMBH e Colar Metropolitano. “Até o final do ano haverá uma consulta pública e em 2012 será viabilizada uma PPP para atender essa questão”, explicou Camillo.
Na área de mobilidade, a Agência está iniciando a Pesquisa Origem e Destino - OD, que será base para o Plano Metropolitano de Mobilidade da RMBH. A OD é realizada a cada dez anos, com base no Censo do IBGE, e levanta informações sobre os deslocamentos realizados pela população da metrópole em dia útil típico. Os dados possibilitam a caracterização dos deslocamentos diários e a projeção das viagens para avaliação de projetos de expansão ou reestruturação da rede de transportes por metrô, trem ou ônibus. “A OD 2011 terá duas novidades: terá pesquisa também por celular, o que possibilitará um retrato mais atualizado das informações, e utilizará os dados já do Censo de 2010, o que não era feito nas anteriores”, ressalta Camillo.

Fonte: Agência de Minas
 http://www.ppp.mg.gov.br/noticias/ultimas-noticias/secretaria-de-estado-extraordinaria-de-gestao-metropolitana-e-rede-10-buscam-parceria

Nenhum comentário:

Postar um comentário